San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama é a cidade mais adequada para ficar se o seu intuito for explorar o deserto. O vôo que sai de Santiago desce em Calama e depois de +/- 2 horas de carro você chega a San Pedro. Dica: deixe agendado o traslado com seu hotel, a maioria oferece.
O que dizer de uma cidade no meio do deserto. Indo no óbvio, é uma cidade de terra, com ruas de terras, muros pintados de cor de terra, a cor da cidade é terracota inclusive. E a parte surpreendente é a infra-estrutura oferecida: wi fi em todos lugares (inclusive gratuito na praça), restaurantes maravilhosos (mas também caros), mercados para fazer comprinhas e deixar no frigobar (se tiver no seu hotel), caixas eletrônicos e tudo mais.
Nós adoramos San Pedro! Reservamos um dia da viagem para não fazer nenhum passeio e só ficar curtindo a cidade. Não nos arrependemos. A cidade é minúscula, em 15 minutos você consegue cruzar as principais ruas. Basicamente o que você pode fazer:
- Visitar a única igreja que fica na única praça. Se você gostar de tirar fotos é um cenário interessante.
- Almoço: escolha um restaurante para curtir sem pressa. Não se engane pela fachada, tem restaurantes maravilhosos que você não dá nada olhando por fora.
- Logo em frente a igreja tem uma galeria (um corredor) cheio de barraquinhas de artesanato local. Tem outras lojas pela cidade, mas encontramos aqui alguns presentinhos diferentes.
Onde ficar
Ficamos em um hostel chamado La Ruca. Foi super barato e a garota da recepção nos ajudou a contratar todos os passeios. A localização era boa, mas nesse quesito é difícil de errar, pois basicamente a maioria dos hotéis ficam concentrados no centro da cidade.
Link do hotel: http://www.booking.com/hotel/cl/la-ruca.pt-br.html
Curiosidade
Atenção quando for oferecer alguma coisa para algum chileno, por educação. Eles não tem esse costume e quando você oferece algo, sentem-se na obrigação de aceitar. Passamos por duas situações até engraçadas: 1) no carro, indo de Calama para San Pedro, pegamos os snacks que ganhamos no avião para comer, pois estávamos morrendo de fome. Oferecemos ao motorista e ele super constrangido aceitou! Hahaha e guardou porque ele nitidamente não queria. 2) Estávamos na recepção do hostel tomando um sorvete e conversando com a guria que trabalha lá, meu marido ofereceu o sorvete, por educação, e ela levantou, saiu de trás do balcão, pegou a pá e deu uma colherada no sorvete, novamente super constrangida. Valeu pela história engraçada. Enfim, costumes e cultura diferente!
Deserto do Atacama
O lugar mais incrível da América do Sul (até que a gente conheça outro!), nos proporcionou paisagens tão maravilhosas. Só
A parte da curiosidade foi ótima! hahaha
Nati, inclusive minha concunhada mora no Chile e ela falou os chilenos são muito tímidos no geral, então essa situação de oferecer pode ser constrangedora pra eles, que não vão recusar.
Morro de vontade de conhecer o Chile
Su, é um lugar tão tão incrível e tão perto!
Bacana… estou planejando ir de moto pra lá saindo de SP. Ao ver o relato e as fotos, me apeteceu mais ainda!
Dani, encontramos alguns grupos que estavam fazendo a viagem de moto. Vou te dizer, muitas paisagens que vimos lá nos surpreenderam mais que a Tailândia, e é uma viagem muito mais acessível. Amamos e recomendamos!