Curiosidades sobre o Havaí
Listamos alguns fatos sobre o Havaí que podem ser encarados como dicas e podem ajudá-los em uma futura viagem, e outros que são simplesmente curiosidades (algumas divertidas) sobre o estado e as ilhas em geral.
Colar de flores havaianas
Nós estávamos certos de que, ao desembarcar em Honolulu seríamos recebidos por lindas havaianas que nos colocariam um colar de flores, só que não é bem assim. Vimos algumas pessoas recebendo os colares, que estavam em grupos de excursão, mas o mais normal é você ganhar um colar de alguém que o conheça. Nós acabamos ganhando da Tia do Demetrios que mora em Hilo. Uma outra curiosidade é que eles esperam que você use o colar frequentemente, não é para guardar. Tem diversos tipos de colares e cada um tem um significado diferente: de penas, de conchas e de flores (os mais comuns).
Macadâmia
A macadâmia tem origem australiana e em 1880 foi levada ao Havaí, que hoje é o maior produtor da noz no mundo – inclusive tem grande significado na economia local. Se você gosta de macadâmia aproveita pra se jogar! Aqui é muito mais barato que no Brasil e existe uma grande variedade de sabores: das salgadas até as adocicadas. Nós sempre carregávamos um saquinho de macadâmia tostada com pouco sal para ir beliscando durante os passeios.
Os famosos Luaus Havaianos
Luau era um ritual havaiano que foi transformado em conceito de festa com comidas típicas, bebidas e dança Hula. O ritual não existe há décadas, mas em todas as ilhas você encontrará empresas e lugares que organizam essas festas. Não deixe de ir! Você não pode ir embora do Havaí sem ver uma dança Hula, que é realmente linda! Não vá esperando uma festa tipo balada, é mais um passeio turístico com um bom jantar e um espetáculo de dança no final.
Melhor época pra visitar o Havaí
A melhor época para quem quer curtir praia e passear é o verão, entre abril e setembro. Já para quem é surfista o inverno traz consigo a temporada de ondas gigantes, mas também chuvas esporádicas durante o dia, entre novembro e janeiro principalmente. Nós tivemos alguns passeios prejudicados por conta da chuva, pois fomos em novembro. Se você não for para surfar, recomendamos ir no verão.
Arco-íris
Mesmo com as chuvas esporádicas citadas acima o clima é sempre ameno, quente e com sol. E quando tem sol e chuva você já sabe né? Não, não dá casamento de viúva e sim Arco-íris! É tão comum ter arco-íris no Havaí, que por padrão nas placas de carro do estado havaiano tem um desenhado.
Carro para se locomover
Se você vier para o Havaí pode colocar no seu orçamento o aluguel de carro em todas as ilhas. Eu diria que é praticamente impossível circular por aqui sem carro. A única que ilha que tem transporte público é O’ahu, mas pelo que vimos não abrange todos os pontos turísticos. Na Big Island e em Kauai o transporte público se resume a algumas linhas de ônibus que atendem as necessidades do locais, mas até eles possuem carro e usam ele como principal meio de locomoção. Em nossas pesquisas a Hertz se destacou como a empresa mais barata para locação.
Trânsito
Choque de realidade, tem trânsito no Havaí! Em todas as ilhas mas principalmente em O’ahu. Chegamos a ficar meia hora em trânsito para ir para o norte da ilha curtir as praias de North Shore. Isso nos gerou uma reflexão: se até aqui tem trânsito, nós realmente não temos mais para onde fugir! Mas dá pra lidar de boa (principalmente se você vem de alguma cidade grande do Brasil e já está acostumado).
Trânsito, mas organizado
Apesar do trânsito, os motoristas são muito educados. Reparamos que, diferentemente do trânsito caótico brasileiro, aqui eles tem o hábito de ficar sempre na mesma faixa, não ficam fazendo zigue zague (a famosa costura) para entrar em faixas que estejam andando mais. Então isso torna o trânsito mais tranquilo, sem tanto estresse.
Cultura Havaiana
O Havaí é um estado norte americano e é essa cultura que você irá encontrar aqui: muitos Wallmarts, Mc Donald’s, Subways e Macy’s pelas estradas. Apesar da população ser formada pela miscigenação de polinésios, japoneses, chineses e filipinos principalmente, a cultura norte americana realmente impera. Existe um ritmo de vida diferente, calmo e tranquilo, não só por ser uma região de praias, mas por estarem tão isolados de outros estados.
Sotaque cantado
Infelizmente não tem como explicar sem som, mas os havaianos tem um sotaque cantado delicioso! Nunca vou me esquecer, é uma delícia ouvi-los falar. Mas isso vocês só vão entender quando vierem pra cá!
Infra-estrutura das praias
Completamente diferente do Brasil, as praias no Havaí não oferecem aquela infra-estrutura que estamos acostumados com quiosques ou bares, vendedores ambulantes e o bom e velho sorvetinho. A única coisa que tem nas praias é banheiro público (praticamente em todas) e chuveiro com água doce (em algumas). E como é comum passar o dia em praias por aqui, prepare-se para levar um kit com itens essenciais como: canga, cadeira de praia, guarda sol (alguns hoteis emprestam), comidinhas (nos mercados vendem frutas e saladas prontas para consumir) e água (muita para aguentar o calor).
Sacola térmica
Você encontrará em todos os mercados sacolas térmicas de variados tamanhos que serão muito úteis justamente para carregar o lanche que citei no item acima. Compramos no primeiro dia e foi uma mão na roda, usamos quase todos os dias.
Os galos de Kauai
Especificamente em Kauai, a ilha mais selvagem conhecida como The Garden Island (Ilha Jardim), tem uma infestação de galos e galinhas que vivem espalhados pela ilha, livres e sem donos. Nós descobrimos o motivo: em 1992 teve um furacão que atingiu a ilha e destruiu um galinheiro espalhando os bichinhos para todos os lados. A população, preocupada e focada em trabalhar nos estragos maiores, acabou deixando de lado e eles se reproduziram, ah como se reproduziram! O resultado disso é que você houve galos cantando em todos os cantos da ilha, em qualquer horário. Sacou o drama? Na janela do nosso quarto, durante 6 noites, tinha um galo que começava a cantar umas 3h da manhã e não parava mais.
Casal, tá mto legal acompanhar as experiências de vcs! Me sinto como se tivesse pertinho…realmente delicioso!
Aproveitem tudo isso e continuem relatando essas curiosidades incríveis.
Ah, todos dizem que aqui em SC tb falamos cantado….me identifiquei! hahahah
Beijos!
Obrigada Naty! Depois pessoalmente eu faço o sotaque pra você saber como é! hehehe Bjs Mari