Um resumo da exótica Tailândia

0 Comentários 13.fev, 2013, 20:55

Uma viagem à exótica Tailândia

Confira todas as possibilidades que o país oferece em cultura, gastronomia, praias e espiritualidade.

Um destino de viagem costuma ter uma característica predominante que define o lugar e as atrações que você irá encontrar. Por exemplo, as pessoas vão a Cancun curtir praias e baladas, assim como vão a Paris pela gastronomia e cultura e a Miami para compras. Não é o caso da Tailândia, país asiático antes conhecido por Sião, que é capaz de proporcionar experiências completamente distintas  em uma mesma viagem.

As praias paradisíacas, a espiritualidade presente em visitas aos templos budistas, alta gastronomia, baladas, passeios românticos, tudo isso você encontra explorando esse fascinante país. E é essa mistura de experiências que torna a viagem tão completa e vem atraindo cada vez mais turistas dispostos a desbravar a região.

As praias

A região sul da Tailândia é composta por uma vasta faixa litorânea e dezenas de ilhas que abrigam as praias mais famosas do país. Se o seu interesse é pela vida noturna, não deixe de ir para Phuket, que apesar de já ter passado do seu auge, ainda atrai muitos jovens em busca de noitadas a beira mar. Chega-se facilmente com um vôo direto de Bancoc.

Se busca por passeios menos agitados, as ilhas Koh Phi Phi e Koh Samui são boas pedidas. Na primeira você se perderá em cenários paradisíacos, como a famosa praia Maya Bay, onde foi rodado o filme “A Praia” de Leonardo DiCaprio. Infelizmente pela popularidade que ganhou com o filme, a praia vive abarrotada de turistas. Meia hora é o suficiente para tirar belas fotos e só.

A noite em Phi Phi tem opções para todos os gostos. No centro da ilha a ferveção acontece nos bares, comandada por jovens do mundo inteiro. Na beira da praia bares e restaurantes atraem casais oferecendo um clima mais romântico com velas e lamparinas.

600697_4959290513293_958179070_n

Ja em Koh Samui é possível conhecer a ilha inteira pilotando uma Scooter, opção barata e fácil de alugar. É comum ver turistas pulando de praia em praia durante o dia, com suas motonetas. A ilha abriga resorts cinco estrelas, com um custo acessível pela desvalorização  do Baht, moeda local. Para ter ideia, a diária no Resort cinco estrelas Hansar Samui, em fevereiro na alta temporada, sai por 300 dólares para o casal (um pouco mais que o preço de uma diária em um hotel de 3 estrelas em Nova York). Vale a pena, ainda mais se você for adepto aos serviços de Resort, como o Spas e restaurantes internacionais, por exemplo.

Para chegar em Koh Phi Phi tem ferryboats que saem de Phuket e Krabi. Koh Samui possui aeroporto, com vôos regulares de diversas cidades na Tailândia.

Templos e espiritualidade

85,4% dos tailandeses são budistas. O país abriga centenas de templos, inclusive alguns dos mais significantes para a doutrina. Apesar de conceitualmente os templos serem iguais, cada um tem sua peculiaridade que faz valer a pena a visita a diversos deles.

Wat Rong Khun, ou White Temple (Templo branco) em Chiang Mai

Não pelo significado religioso, mas sim pela impressionante beleza e excentricidade conceitual, vale fazer um passeio a esse templo considerado o mais pop de todos. O que de longe parece ser somente um imponente templo, ao se aproximar é possível perceber elementos que chamam a atenção pela estranheza – e ainda assim não prejudicam a majestosa beleza do local.

Por fora o templo é completamente branco apenas com alguns detalhes em lajotas de espelho. Impressiona. Não ouse tocar em nada, pois tem um segurança com um megafone em mãos só para reprimir turistas que não entenderam essa regra.

IMG_4338

Para entrar no templo é preciso passar por uma ponte onde ao redor foi construído uma simulação do que seria um purgatório, com mãos aflitas por tentar escapar de sua condição. A analogia é clara: para chegar ao céu, há de se pegar pelos pecados.

537437_4837347024782_314763493_n

Dentro do templo as paredes são recheadas de imagens de Buda, mescladas com super heróis e personagens de desenhos animados: Batmam, Simpsons e Darth Vader são alguns (não, você não leu errado). Por que? O artista explica que tentou traduzir o assassinato da inocência de nossa sociedade contemporânea e também que nenhum personagem da cultura ocidental é capaz de nos salvar. Entendeu?

Wat Phra Kaeo ou Grand Palace (Grande Palácio) em Bancoc

Situado no coração da capital tailandesa, trata-se de um complexo de edifícios composto por templos, palácios e capelas considerados os mais sagrados e importantes para os budistas no mundo. Ele abriga o Emerald Buddha, ou Buda de Esmeralda, uma imagem de Buda feita em jade que tem amplo significado para seus devotos.

859284_10151549590868478_397277889_o

O Grand Palace merece ao menos um dia inteiro de visita, sendo dois dias ideal para explorar tudo o que nele há. Uma dica é instalar-se confortavelmente em algum canto e observar a beleza dos rituais budistas: incensos e lindas guirlandas de flores fazem parte das oferendas a Buda.

Se você for a Bancoc, escolha aleatoriamente um templo para entrar (tem um em cada quarteirão). É uma maneira de conhecer um pouco mais o Budismo e seus rituais, longe de aglomerações e de turistas.

Fazendo jus ao adjetivo exótico

Por trás das praias e templos tem muito mais para se ver e viver na Tailândia. A culinária tailandesa já foi bem difundida mundo afora, mas nada como comer direto da fonte. É difícil fazer uma analogia com algum prato brasileiro, pois os ingredientes e temperos são completamente diferentes do que estamos acostumados. Muita pimenta, coentro e ervas criam um aroma inesquecível. É o cheiro da Tailândia!

Tanto em Chiang Mai quanto em Bancoc você encontra cursos de culinária tailandesa, onde irá conhecer em detalhes os ingredientes e aprender as receitas dos pratos, mais tradicionais, como o Pad Thai. A experiência é muito divertida e agradável, pois os grupos costumam ter pessoas de diferentes países. Uma verdadeira torre de babel gastronômica.

Mas se a culinária tailandesa ainda é básica para você, não deixe de passear pela famosa Khao San Road em Bancoc e provar o inseto frito de sua preferencia. Eu passei a bola, mas vimos muitas pessoas comendo. Gosto é gosto!

Por fim, se as praias, templos e culinária não foram suficientes para te surpreender (o que acho difícil), faça um passeio para a tribo Karen Longneck (conhecidas como Pescoçudas). O passeio parte de Chiang Mai e pode ser feito em meio período.

IMG_4454

É uma mistura de sentimentos, sendo o primeiro dó. Mas depois de conhecer a história, a tradição e a cultura você acostuma-se e pode chegar a conclusões como a minha: que elas não trocariam suas vidas para passar quatro horas por dia dentro de um carro no trânsito correndo o risco de serem assaltadas.

O passeio leva a uma aldeia rodeada de tendas onde em cada uma tem uma mulher (crianças e idosas também) fazendo artesanatos, sua principal fonte de renda. Elas não falam inglês, apenas pronunciam os preços do que vendem. As argolas representam a idade, quanto mais velha mais voltas. Tivemos a oportunidade de segurar um colar nas mãos e ficamos surpresos com o peso de cerca de três quilos.

A Tailândia pode ser transformadora se você estiver disposto a provar todas as experiências que o país oferece. Vá sem preconceito, disposto a conhecer uma nova cultura, e traga na bagagem uma viagem inesquecível.

Sobre o Autor

 Mari Stori

Mari Stori

Mariana Stori é formada em Comunicação Social, área em que atuou durante mais de 12 anos. Atualmente está em um período sabático, junto de seu marido, realizando uma viagem de volta ao redor do mundo.

Veja todos os posts deste Autor

0 Comentários

Sem comentários ainda!

Receberemos sua mensagem e respondemos o quanto antes! Escreva um novo comentário

Escreve um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *


− 6 = 1