Tradição e templos em Quioto
Nosso próximo destino no Japão, depois de Tóquio, foi Quioto. Sabíamos que, apesar de ser muito menor que Tóquio, Quioto é uma grande cidade com algumas características de cidade pequena ainda preservadas. Fomos em busca desse charme interiorano e de mais contato com a tradicional cultura japonesa.
O trem bala não decepcionou e em 2 horas, com conforto e serviço de primeira, chegamos ao nosso destino. Um motel super aconchegante nos esperava. Você não leu errado, ficamos em um Motel! Claro que por um erro meu de interpretação, que entendi que “love hotel” significava hotel para casais apaixonados, acabamos nessa roubada, mas no final deu tudo certo e valeu a pena. Os quartos da ala hotel eram separados por andar dos quartos da ala motel e mesmo assim pudemos usufruir de comodidades “do lado de lá” como cadeira de massagem e uma TV de 60 polegadas
Ficamos 5 dias em Quioto. A cidade é muito bem estruturada e tem uma justificada fama de charmosa. Vale ressaltar que o transporte público é tão eficiente quanto em Tóquio: metrô, trem e trans te levam a qualquer quarteirão. Ruas limpas e pessoas educadas completam as características de uma cidade japonesa.
Quioto é recheada de templos, dos quais escolhemos alguns para visitar. A cidade é um “must go” (tem que ir) do Japão. Andamos bastante pelo centro, vimos paisagens diferentes e tudo isso ajudou a consolidarmos nossa opinião sobre o Japão, mesmo saindo do circuito badalado de Tóquio. Destacamos abaixo os e passeios mais interessantes em nossa opinião.
Arashiyama
Arashiyama é um bairro de Quioto muito famoso por suas paisagens na primavera (com as flores de cerejeira) e no outono (com os tons alaranjados das árvores). Não entramos em nenhum templo apesar de termos passado uma tarde toda por lá. Achamos as paisagens suficientementes atrativas!
Um dos pontos mais famosos do bairro é uma linda floresta de bamboo. Com o sol se pondo, o visual fica ainda mais encantador.
Após percorrermos as ruelas de bamboo, caímos no lado florido do bairro. Foi aqui em Arashiyama que vimos as ruas mais lindas, decoradas naturalmente com as cores do outono. Acreditam que uma mesma espécie de árvore produz cores diferentes de folhas de acordo com o estágio de maturidade em que está? Do verde ao amarelo, passando pelo laranja, chegando no vermelho e depois vem o vinho e um tom de roxo. Somente no roxo as folhas caem! Um espetáculo.
Eu só faltei chorar de emoção quando ví essa paisagem. Ela é ímpar! Para ajudar a tornar a experiência inesquecível, nessa região mais afastada da rua principal e quase inóspita tem diversos cafés! Foi delicioso fazer uma pausa e tomar um bom espresso. Dica: tenha paciência e espere para tirar uma foto sozinho, vale a pena.
O bairro tem essa rua principal, com acesso imediato saindo da estação de tram, cheia de restaurantes e lojas de artesanato. Uma tentação!
É muito comum não somente aqui, mas em outros lugares do Japão, fazer passeios nesses carrinhos chamados de Rickshaw. Eu fiquei morrendo de vontade, mas achamos abusivo 60 dólares por 1 hora.
Quioto - Arashiyama
Arashiyama é um bairro de Quioto famoso pelos seus templos, uma linda floresta de bamboo além de muitos restaurantes e
Fumishi Inari
Fumishi Inari é um famoso complexo de templos de Quioto que abriga uma das paisagens mais famosas da cidade: o túnel de Torii’s. Vou explicar.
Torii é um tradicional portão japonês que indica a proximidade de uma área sagrada, portanto os Torii’s normalmente são vistos em templos.
Aqui em Fumishi Inari os templos ficam em uma montanha e preenchem desde sua base até o cume. A visita ideal consisite em subir a montanha, visitar os diversos templos e passear pelos túneis de Torii’s. Cada um dos Torii’s presente em Fumishi Inari foi doado por um comerciante ou empresário, pois esses templos são considerados santuários onde as pessoas vão pedir prosperidade aos seus negócios. A origem dessa tradição está ligada ao fato de Inari ser considerado o Deus do Arroz e patrono dos negócios, comerciantes e produtores. Ficamos um tempão para tirar essas fotos sem ninguém.
Quioto - Fushimi Inari
Essa é uma das paisagens mais famosas de Quioto, os túneis de Torii's de Fushimi Inari. A galeria ficou linda,
Kinkaku-ji – Golden Temple ou Templo Dourado
Esse templo é muito lindo! Ele é todo folheado a ouro e tem um lago que o rodeia. Definitivamente minha paisagem favorita de Quioto. O templo resistiu a diversos incêndios e a estrutura atual foi reformada pela última vez em 1955. Kinkaku-ji é considerado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade - também pudera! Só faltava não ser!
Uma curiosidade é que sempre encontramos excursões de estudantes em todos os templos que visitamos no Japão. Pra mim mais uma prova que a história do templo se funde com a história da cidade.
Quioto - Kinkaku-ji
Conhecido como o Templo de Ouro e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade, esse templo é para mim
Quioto é uma cidade muito bonita e tranquila. Nada de letreiros e luminosos, é uma experiência completamente diferente de Tóquio. Tem muita coisa pra se fazer por aqui, nós optamos por escolher algumas atrações e fazer tudo com calma, ao invés de tentar conhecer tudo na correria, mas vai do estilo de viajar de cada um.
A partir de Quioto dá para fazer passeios de 1 dia em diversas cidades próximas, como por exemplo Osaka, Nara e até mesmo para Hakone para ver o Monte Fuji. #ficadica
Quanta foto linda!! A experiência de vocês me deixou com vontade de conhecer o Japão. Animal!!!
Beijo ao casal
Ca, o país e as pessoas são amáveis… penei um pouco com a comida, mas dá pra contornar. Super recomendo!